José Medeiros pede medidas para o combate ao desemprego

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/12/2015, 17h24

O senador José Medeiros (PPS-MT) definiu como alarmante o aumento do desemprego no país, alertando que a situação de crise demanda reflexão e iniciativas para enfrentamento da recessão econômica. Na avaliação dele, as estatísticas do desemprego subestimam a real condição do povo, por não calcularem a elevada informalidade no mercado de trabalho.

José Medeiros lembrou que o nível de emprego em Mato Grosso está acima da média nacional, mas sublinhou que a população do estado atravessa dificuldades. Na opinião do senador, a complexidade dos impostos e a rigidez das leis trabalhistas dificultam a geração de empregos e acabam empurrando os trabalhadores para a informalidade.

— Trata-se de uma retração muito forte da economia para um período muito curto. Os investimentos no país tiveram a maior queda desde 1996, e, no estado de Mato Grosso, a crise também se faz sentir.

O senador do Mato Grosso também pediu ao governo federal que providencie o reinício das obras de duplicação da rodovia BR-364 no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá. Medeiros ressaltou a importância da estrada para o escoamento da produção de Mato Grosso, mas, segundo ele, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) não está pagando as empresas responsáveis pela obra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)