Telmário elogia campanha do Judiciário em defesa das mulheres vítimas de violência

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/11/2015, 17h13

O senador Telmário Mota (PDT-RR) destacou nesta segunda-feira (30) o início da terceira etapa da campanha Justiça pela paz em casa, proposta pela ministra do Supremo Tribunal Federal Cármem Lúcia. A iniciativa, disse Telmário, foi adotada nesta semana pelo Poder Judiciário de Roraima.

Ele explicou que a campanha prevê a agilização na análise e julgamento de processos relacionados a casos de violência contra as mulheres e é mais uma ação na luta pela erradicação da violência familiar.

— Entre as atividades, além das audiências no palácio da justiça, haverá o lançamento da cartilha Em briga de marido e mulher, nós metemos a colher.

Telmário Mota lembrou que o Mapa da Violência 2015 – Homicídio de Mulheres no Brasil indica que, em Roraima, o número de assassinato de mulheres cresceu 500% nos 10 anos compreendidos entre 2003 e 2013.

Em 2003, segundo o senador, foram 6 mortes e, dez anos depois, chegou a 36 o número de homicídios contra mulheres. E esse dado coloca Roraima no topo do ranking dos estados em que houve maior crescimento dos casos de assassinatos de mulheres, lamentou Telmário Mota.

Ele aproveitou para sugerir que, nesta semana, o Senado dê especial atenção ao tema e vote propostas que reforcem a luta da sociedade pelo fim da violência doméstica contra as mulheres.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)