Otto Alencar apresenta diagnóstico sobre situação do Rio São Francisco na terça

Da Redação | 27/11/2015, 15h56

O senador Otto Alencar (PSD-BA) apresenta na terça-feira (1º) um diagnóstico sobre o processo de revitalização do Rio São Francisco, política pública avaliada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) neste ano. A apresentação do relatório, e sua posterior aprovação, é a última etapa do plano de trabalho da comissão.

Preocupado com a situação do Rio São Francisco, Otto Alencar, que preside a CMA, tem alertado constantemente para o comprometimento de afluentes, prejudicados pelo despejo de esgoto, assoreamento, destruição de mata ciliar e das nascentes. Também tem denunciado o desaparecimento de rios na Região Nordeste e Minas Gerais.

Para acompanhar de perto a situação do Rio São Francisco, a CMA fez nesta sexta-feira (27) uma diligência em Bom Jesus da Lapa (BA), cidade a 672 km de Brasília e 895 km de Salvador.

No último dia 17, a comissão promoveu audiência pública com especialistas e autoridades públicas para debater a situação do rio. Na avaliação dos participantes, somente o esforço conjunto da sociedade, do governo federal e dos governos dos estados banhados pelo Rio São Francisco poderá impedir a morte do Velho Chico.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)