Senado celebra a consciência negra com entrega da Comenda Abdias Nascimento

Da Redação | 25/11/2015, 08h55

O Senado fará uma sessão especial na quinta-feira (26), às 11h, para a entrega da Comenda Abdias do Nascimento, instituída pela Casa para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, relembrando a data de 20 de novembro quando morreu, em 1695, um dos principais líderes do movimento contra a escravização do povo negro, Zumbi dos Palmares.

A Comenda Senador Abdias do Nascimento foi instituída em novembro de 2013 e a escolha dos agraciados é feita anualmente por um conselho formado por representantes de todos os partidos presentes no Senado. Os nomes podem ser indicados por senadores, deputados federais e entidades de âmbito nacional que desenvolvem atividades relacionadas à proteção e à promoção da cultura afro-brasileira. O Conselho da Comenda é presidido pelo senador Paulo Paim (PT-RS) e tem como vice-presidente a senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Nesta segunda edição, serão premiados Alceu Collares, o primeiro governador negro do Rio Grande do Sul (de 1991 a 1994); Frei David, que há mais de 20 anos dedica-se intensamente a trabalhos populares, sobretudo na área da educação para afrodescendentes e carentes; e a Fundação Cultural Palmares, criada pelo governo federal em 1988, no âmbito do Ministério da Cultura, para promover uma política cultural igualitária e inclusiva.

Também fazem parte da lista de homenageados José Vicente, advogado criminalista que criou a Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo, única instituição de ensino do país com maioria de estudantes negros; e Mari Baiocchi, mundialmente conhecida por valorizar a cultura afrodescendente e por pesquisas como a realizada no mais antigo quilombo do país, os Kalungas, localizado a 300 quilômetros de Brasília.

Carlos da Silva Santos será homenageado in memoriam durante a sessão. Ele foi sindicalista, jornalista, parlamentar e o primeiro negro a ser eleito presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em 1967. Faleceu em Porto Alegre, no ano de 1989.

Recebe também a comenda in memoriam o precursor do Cinema Novo, Linduarte Noronha, por disseminar, com o documentário Aruanda, informações e fatos relevantes da cultura afro-brasileira. Noronha faleceu em janeiro de 2012.

Abdias Nascimento

A comenda é inspirada em Abdias do Nascimento (1914-2011), senador e deputado federal pelo Rio de Janeiro, jornalista e militante do movimento negro no Brasil. Ele esteve à frente de projetos pioneiros na luta pela igualdade racial, como o Teatro Experimental do Negro e o jornal Quilombo.

Passou 13 anos no exílio após a edição do Ato Institucional nº 5 pelo regime militar, em 1968. Foi um dos principais idealizadores do Dia da Consciência Negra. Em 2010, chegou a ser recomendado pelo governo federal para uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz, mas não foi incluído entre os finalistas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)