Presidente da Eletrobras falará na CMA sobre linha de alta tensão em bairro de Goiânia

Iara Guimarães Altafin | 24/11/2015, 16h08

Está marcada para o próximo dia 8, às 14h30, audiência pública com o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), para tratar da instalação de linha de transmissão elétrica da subestação Carajás em um bairro de Goiânia.

No último dia 19, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) cancelou audiência sobre o tema, em protesto pela ausência do presidente da Eletrobras, que na ocasião se fez representar pelo diretor de Transmissão da empresa Centrais Elétricas de Goiás (Celg), Humberto Correa.

Conforme Caiado, a presença de José da Costa Carvalho é condição para retirada de requerimento convocando o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, para o debate.

— Acabo de receber do nosso colega, senador Raupp, a garantia da presença, no próximo dia 8 de dezembro, do presidente da Eletrobras. Com a confirmação do acordo, eu retirarei a convocação do ministro — disse Caiado.

Valdir Raupp (PMDB-RO) justificou a ausência de Costa Carvalho no debate na semana passada e disse que recebeu do presidente da Eletrobras confirmação de presença na audiência do próximo dia 8.

Ronaldo Caiado explicou que a instalação de linha de alta tensão nas proximidades de bairro residencial de Goiânia preocupa a população local, que teme potenciais problemas de saúde, como câncer.

O senador afirma que a obra da subestação foi interrompida no ano passado, mas foi retomada este ano, após a assinatura de termo de ajuste de conduta entre o Ministério Público de Goiás e a Celg Distribuição. Caiado questiona o acordo e cobra esclarecimentos da Eletrobras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)