Cassol agradece apoio pela liberação de substância contra o câncer

Da Redação | 24/11/2015, 22h49

O senador Ivo Cassol (PP-RO) agradeceu nesta terça-feira (24) a três câmaras de vereadores, duas no estado de São Paulo, nos municípios de Franco da Rocha e Iguaraçu do Tietê e outra em Janaúba, Minas Gerais, que aprovaram moção de congratulação pelo seu trabalho para a liberação do uso da substância fosfoetanolamina no tratamento do câncer.

– A todos os vereadores desses estados quero deixar meu abraço, aos que estão nessa luta, junto à Anvisa e ao Ministério da Saúde, pela liberação da fosfoetanolamina , que no momento ainda não é chamada de medicamento, mas que é a expectativa e a oportunidade da cura do câncer. Estão pela frente as pesquisas que precisam ser concluídas pela comunidade científica, mas temos depoimentos de pacientes que estão usando e estão apresentando melhora – disse.

O senador informou que tem audiência marcada com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, e comemorou o anúncio da liberação de R$ 10 milhões para financiamento da pesquisa.

Ivo Cassol, no entanto, concluiu o discurso com críticas ao oncologista Carlos Gil Moreira Ferreira, coordenador da entidade que investigara a substância para a cura do câncer, no âmbito do Ministério da Saúde. O médico declarou à imprensa que a liberação da substância é fruto de pressão política e não científica; ele questionou a eficácia da substância.

Para Cassol, o especialista atende a interesses dos grande laboratórios e “já começou mal o seu trabalho, pois não respeitou os senadores e nem demonstrou preocupação com os pacientes vítimas do câncer”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Fosfoetanolamina Senador Ivo Cassol