Ana Amélia diz que vitória de Macri é chance para solucionar problemas comerciais com a Argentina

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/11/2015, 16h57

A senadora Ana Amélia (PP-RS) espera que a eleição do oposicionista Maurício Macri, neste domingo, para presidente da Argentina seja o início da solução dos dilemas do Mercosul, bloco formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Ela afirmou que as transações comerciais entre Brasil e Argentina, nos últimos anos, passaram por problemas que afetaram, principalmente, o lado brasileiro. No caso do Rio Grande do Sul, barreiras tarifárias e não-tarifárias prejudicaram empresários gaúchos ligados aos setores de móveis, calçados e chocolates, explicou a senadora.

Ana Amélia ainda lembrou que a predominância de produtos chineses na Argentina, em detrimento dos brasileiros, foi outro fator que prejudicou as exportações do Rio Grande do Sul ao país vizinho.

Esse cenário desfavorável aos gaúchos fica evidente quando se analisam os números relacionados ao comércio entre os dois países, como fez a senadora.

— As exportações industriais gaúchas, por exemplo, caíram 19,6% em outubro em relação ao mesmo período do ano passado, somando US$ 1,14 bilhão, ou seja, 74,4% de tudo o que o Rio Grande do Sul embarcou [anteriormente], impactando nas vendas para a Argentina, segundo principal comprador dos produtos do meu estado. Esse é o nível mais baixo para o mês de outubro, desde 2006, como mostrou um levantamento elaborado pela federação das indústrias do Rio Grande do Sulafirmou.

Ana Amélia ainda saudou iniciativas anunciadas pelo presidente eleito da Argentina, Maurício Macri, que prometeu pedir a suspensão da Venezuela do Mercosul e se aproximar da Aliança do Pacífico, bloco criado recentemente que envolve os Estados Unidos e outros 12 países.

E essas iniciativas, alertou Ana Amélia, podem colocar em risco a liderança do Brasil no continente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)