Adiada sessão temática sobre desastre ambiental em Minas e Espírito Santo

Da Redação | 24/11/2015, 15h19

Foi adiada, para data ainda a ser definida, a sessão temática desta quarta-feira para discutir as consequências do desastre ambiental decorrente do rompimento de barragens da mineradora Samarco em Mariana (MG). Entre os convidados, estão os governadores de Minas Gerais (Fernando Pimentel) e Espírito Santo (Paulo Hartung); a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; e representantes da Samarco e da Vale do Rio Doce, uma das controladoras da mineradora.

A sessão, requerida pelos senadores Jorge Viana (PT-AC), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), entre outros, deve ter a presença também de prefeitos de municípios atingidos pela catástrofe e representantes de organizações da sociedade civil.

No dia 5 de novembro, as barragens de Fundão e Santarém se romperam, liberando 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos. Os distritos de Bento Rodrigues e Camargos, em Mariana, foram os mais afetados inicialmente, mas a lama seguiu o Vale do Rio Doce, causando danos ambientais e prejudicando o abastecimento de água de várias cidades. No último sábado (21), os rejeitos chegaram ao litoral do Espírito Santo, no município de Linhares.

A Samarco foi multada em R$ 250 milhões pelo Ibama e fechou um acordo preliminar de R$ 1 bilhão com os ministérios públicos federal e estadual para cobrir prejuízos do desastre. Ambientalistas afirmam, no entanto, que os danos são inestimáveis. Segundo a ministra Izabella Teixeira, a recuperação do Rio Doce levará pelo menos uma década.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)