Telmário Mota relata reunião com Dilma quando pediu apoio aos pescadores

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/11/2015, 16h29

O senador Telmário Mota (PDT-RR) sugeriu ao governo que aproveite o período de suspensão de 120 dias do pagamento do seguro defeso, decidida em outubro, para unificar todas as ações voltadas para os pequenos, médios e grandes pescadores em um novo programa, o “Meu Peixe, Minha Renda”. Ele disse ter feito a sugestão nesta segunda-feira (23) em reunião com a presidente Dilma Rousseff e alguns ministros.

O senador disse que, no encontro, também pediu ao governo apoio às medidas necessárias para viabilizar a produção da fosfoetanolamina sintética, substância desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo que estaria apresentando resultados no tratamento do câncer.

Telmário Mota disse ainda ter pedido à presidente a conclusão do Linhão de Tucuruí, obra que vai garantir segurança energética para seu estado, Roraima. Como o linhão passa pela área indígena dos Waimiri Atroari, a continuidade da obra depende de um posicionamento da Fundação Nacional do Índio (Funai), que ainda não se manifestou, segundo o senador.  O parlamentar disse que também pediu solução para os problemas relativos ao Parque do Lavrado.

— A presidente me garantiu e eu quero transmitir de primeira mão ao povo de Roraima que, antes do final do ano, ela leva a solução para esses dois casos. Ela entende que Roraima não pode mais ser sacrificada, não pode mais continuar sofrendo e o seu governo vai dar uma solução imediata para essas situações — disse o senador.

Telmário Mota ainda elogiou o apoio do governo às micro e pequenas empresas, informando que, de janeiro a junho, o setor movimentou quase R$ 11 bilhões em compras públicas, 37,2% do total das compras governamentais neste período.

— É algo a ser festejado em razão do gigantesco potencial de micro e pequenas empresas na geração de emprego de qualidade e de renda para o trabalhador e sua família — afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)