CPI do Assassinato de Jovens discute políticas de segurança na Bahia

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/11/2015, 16h10

A Comissão Parlamentar de Inquérito do Assassinato de Jovens reuniu-se nesta segunda-feira (23) em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador para tratar do assunto com autoridades locais. O estado da Bahia registrou a ocorrência de 37 assassinatos para cada 100 mil habitantes nos últimos 15 anos, e os números estão crescendo.

A presidente da CPI, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) chamou atenção para o fato de que os índices de mortes violentas no Brasil são superiores aos de regiões em guerra.

- Nós estamos chegando numa situação de grande calamidade no Brasil em relação às mortes violentas. Essa é uma característica da América Latina, dos países em desenvolvimento, é uma característica que une pobreza com crime organizado. Mas isso não quer dizer que nós devamos ficar calados, permitindo que essa realidade seja agravada - disse a senadora.

A senadora Lídice da Mata observou que a violência no Brasil ocorre por diferentes motivações e atinge a diferentes populações, de acordo com a localidade. No Norte, por exemplo, a maioria dos jovens assassinados é indígena. As particularidades de cada região serão apresentadas às autoridades no relatório final da CPI para que, então, políticas de segurança pública e inclusão de jovens sejam adotadas.

- Isso exige uma política de segurança pública diferente e uma política de inclusão social também mais intensa, que seja capaz de incluir os jovens - ressaltou a senadora.

A reunião da CPI foi realizada no cine teatro de Lauro de Freitas. Participaram da reunião representantes da Secretaria Estadual de Segurança da Bahia, das Polícias Civil e Militar, do Ministério Público e da Vara de Infância.

Da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: