Renan recebe participantes do Programa Jovem Senador

Da Redação | 19/11/2015, 18h53

O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu nesta quinta-feira (19) os estudantes que participam do Programa Jovem Senador. Os estudantes foram os vencedores de um concurso de redação promovido anualmente pelo Senado entre estudantes do ensino médio, de 15 a 19 anos, de escolas públicas.

Renan conversou com estudantes sobre o processo legislativo e a rotina de trabalho do Senado.

— Estou um pouco rouco porque ontem [quarta-feira, 18] conduzi uma sessão que durou cerca de doze horas. Foi uma sessão longa, mas graças a Deus deu tudo certo — disse Renan, que também explicou como funciona a tramitação de uma proposta até a fase da análise dos vetos que ocasionalmente são feitos pela presidente da República.

O presidente do Senado, que preside as sessões do Congresso Nacional, lembrou que há algum tempo não havia prazo para a apreciação dos vetos, frisando que agora se não forem votados em 30 dias, passam a trancar a pauta do Congresso Nacional.

— Ou seja, a gente não vota mais nada até analisar os vetos — explicou Renan que, ao assumir a Presidência da Mesa para o biênio 2013/2014 tratou de aprovar novas regras para análise de vetos.

Renan Calheiros também discorreu sobre a atual conjuntura econômica e os aspectos das leis atuais.

— Estamos fazendo a nossa parte, reformando códigos. O Código Penal, por exemplo, é de 1940 e não trata de muitos crimes com os quais a sociedade se debate todos os dias — explicou Renan.

Desde 2011, o Programa Jovem Senador projeto, fruto de uma parceria entre a Secretaria-Geral da Mesa e a Secretaria de Relações Públicas, órgão da Secretaria de Comunicação Social, traz ao Senado alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais vencedores do concurso de redação em cada unidade da Federação.

— A sua recepção aos vencedores demonstra, presidente, o quanto o Senado entende a importância da aproximação dos jovens com o Parlamento, pois eles têm um efeito multiplicador junto à comunidade, escola, família, amigos, enfim — disse a secretária de Comunicação Social do Senado, Virgínia Malheiros Galvez.

Renan manifestou o seu apreço pelo programa, acrescentando que os estudantes serão sempre muito bem-vindos.

— Eu gosto muito desse projeto e de receber vocês aqui a cada ano — disse Renan.

A Secretaria de Educação de cada estado e do Distrito Federal seleciona três redações, que são enviadas ao Senado. Uma comissão julgadora seleciona a melhor de cada estado e, ao final, os três melhores. Os 27 vencedores ganham uma viagem a Brasília e o “mandato” de senador por uma semana.

O tema deste ano foi “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”. O primeiro lugar ficou com a redação "Democracia Científica", de Mariana Souto Pimenta, de Passos (MG). "Superar a diferença para fazer a diferença", de Eduarda Moura Pinheiro, de Cruzeiro do Sul (AC), ficou em segundo lugar. O terceiro lugar coube à redação "Ordem ou Protesto", de Maria Clara Prado Bezerra Nogueira, de Aracaju (SE).

Da assessoria de imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)