Lídice destaca aumento nos assassinatos de mulheres

Da Redação | 10/11/2015, 20h54

Em discurso no Plenário nesta terça-feira (10), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) destacou a pesquisa Mapa da Violência 2015, com ênfase na parte que trata das mulheres. A pesquisa foi divulgada na segunda-feira (9) e aponta que, entre 2003 e 2013, a taxa de homicídios cometidos contra mulheres no Brasil cresceu 8,8%.

Lídice apontou que pouco mais de 50% das mortes violentas das mulheres têm como autores familiares, sendo 33% parceiros ou ex-parceiros. Ela também disse que a “questão das mulheres” não pode ser encarada como um tema feminino, mas deve ser enfrentada por toda a sociedade.

— A violência contra a mulher tem sua base no machismo. Não é possível enfrentar a violência que se abate contra a mulher considerando que essa é uma agenda somente das mulheres — declarou Lídice.

A senadora ainda criticou a pauta da Câmara dos Deputados, com temas que, em sua visão, diminuem os direitos das mulheres e disse que a sociedade precisa analisar e refletir sobre os dados da pesquisa. Para Lídice, o Senado precisa apoiar uma maior participação da mulher na política.

Chocolate

Lídice ainda elogiou a participação brasileira no 21º Salão Internacional do Chocolate, ocorrido em Paris na semana passada. Segundo a senadora, muitas autoridades e empresários baianos estiveram presentes no evento, mostrando a “força e a qualidade dessa importante cadeia produtiva da Bahia e do Brasil”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)