Ângela Portela critica machismo e pede combate à violência contra as mulheres

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/11/2015, 16h39

A senadora Ângela Portela (PT-RR) lamentou, nesta terça-feira (10) em Plenário, o aumento da violência contra a mulher no Brasil e, principalmente, no estado de Roraima. A senadora citou dados do Mapa da Violência 2015 segundo os quais, entre 2003 e 2013, houve um aumento de 21% no número de mulheres vítimas de homicídio. No estado de Roraima, esse aumento, no decorrer dos dez anos, foi de 343%.

A senadora manifestou solidariedade aos familiares das três pessoas mortas nesta segunda-feira (9) em Boa Vista pelo policial militar Felipe Quadros. Ângela Portela ressaltou que o crime foi passional. Ela qualificou a situação de inaceitável, observando que famílias são destruídas por razões relacionadas ao machismo e ao pensamento absurdo de que a mulher seja propriedade do homem.

— Nosso estado está em primeiro lugar como o que mais mata mulheres. É preocupante essa situação e nós precisamos de políticas públicas sérias, preventivas, voltadas para atender esse segmento da população que sofre, que é vulnerável a esse tipo de violência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)