Blairo Maggi aponta crise de confiança no país

Da Redação | 13/10/2015, 20h00

Em discurso no Plenário na noite desta terça-feira (13), o senador Blairo Maggi (PR-MT) manifestou preocupação com a economia do país. Na opinião do senador, o Brasil precisa retomar a confiança, para que assim volte a crescer. Ele disse que a crise é muito grande e precisa ser rapidamente superada.

- O país vive neste momento uma crise econômica, política e moral, mas acima de tudo uma crise de confiança. Sem confiança, não avançamos – afirmou o senador.

Blairo Maggi afirmou que a confiança é muito importante para fazer “a roda da economia andar”. Ele deu como exemplo os bancos e as grandes empresas. Quando o mercado perde confiança, o crédito fica mais difícil. Sem recursos para financiar a produção ou o consumo, as empresas tendem a se retrair. Depois, acrescentou o senador, o resultado pode ser o desemprego.

Recuperação judicial

De acordo com Blairo Maggi, na Região Centro-Oeste há milhares de empresas procurando uma alternativa para a crise na recuperação judicial – um instrumento que substitui a concordata. Com a recuperação judicial, as empresas conseguem mais descontos e prazos para pagar suas dívidas. Esse instrumento, segundo o senador, está sendo usado como uma saída até por empresas que dele não precisam. Blairo Maggi observou que se uma empresa consegue “dez anos para pagar” outra empresa vai ficar “dez anos para receber”.

- Os juízes que cuidam dessa área precisam ser seletivos e não conceder esse instrumento para aqueles que não precisam. Do jeito que estamos, vamos ter uma avalanche de recuperação judicial no país – alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: