Relação Brasil x China pode ser discutida na CRE

Sergio Vieira | 12/10/2015, 23h21

A reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) prevista para a próxima quinta-feira (15) será dividida em duas partes. Na primeira, os senadores analisam o relatório de Valdir Raupp (PMDB-RO) às emendas da comissão ao orçamento da União para 2016.

Na segunda parte serão feitas sabatinas com os diplomatas Ana Maria Sampaio Fernandes, indicada pelo governo para a chefia da representação brasileira na Bulgária (cumulativamente com a Macedônia); Rubem Antonio Barbosa, para a embaixada brasileira na Indonésia; e José Estanislau Souza, como embaixador na Tunísia.

Relação Brasil x China pode ser discutida na CREA comissão também pode aprovar o requerimento de seu presidente, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), para que seja feito um debate  sobre as recentes mudanças na economia chinesa e seu impacto sobre os países emergentes, em especial o Brasil. No pedido, o senador lembra o aprofundamento das relações entre os dois países nos últimos anos, não apenas no comércio, mas também na área estratégica.

- A proposta é verificar os impactos sobre os fluxos comerciais, de investimentos e de cooperação entre Brasil e China - alega Aloysio em seu requerimento.

O senador sugere a presença do embaixador Sérgio Amaral, presidente do Conselho Empresarial Brasil-China; da economista Vera Thornstensen, coordenadora do Centro de Comércio Global e Investimento (CCGI); do ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer e do empresário Roger Agnelli, ex-presidente da Vale e atual presidente da AGN Participações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)