Comissão de Mudanças Climáticas debate crise no Rio São Francisco

Da Redação | 11/10/2015, 17h22

Em audiência pública na quinta-feira (15), a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) discute a crise hídrica na região do Vale do Rio São Francisco e a preservação do sistema de produção baseado na agricultura irrigada.

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que solicitou a a audiência, ressalta, em seu requerimento que o vale do Rio São Francisco se tornou uma das maiores regiões produtoras de frutas do mundo, mas o complexo produtivo sofre ameaça de colapso caso se mantenha o baixo nível da Barragem de Sobradinho. Ele lembrou que, no fim de outubro, o perímetro irrigado entrará em racionamento de água e as obras de captação do volume morto do reservatório só deverão estar concluídas em data posterior.

Foram convidados para a audiência Marilene Ramos, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Hermes Chipp, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); e representantes do Ministério da Integração Nacional, da Agência Nacional de Águas (ANA), da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: