Filhos de servidores comemoram o Dia da Criança no Senado

Da Redação | 09/10/2015, 18h33

Para comemorar o Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro, 170 filhos e netos de servidores do Senado participaram nesta sexta-feira (9) de visita guiada pela Casa. Além de conhecer o ambiente de trabalho dos pais ou avós, os meninos e meninas tiveram a oportunidade de entender o funcionamento do Congresso Nacional por meio de atividades lúdicas e de apresentações teatrais. A ação faz parte da série de comemorações prevista para o Mês do Servidor.

As atividades foram realizadas pela manhã e à tarde, com duração de aproximadamente duas horas em cada período. Quem optou por fazer o passeio durante a manhã teve que sair cedo de casa, já que o encontro estava previsto para 8h30. Antes de o relógio marcar 9h, os visitantes já estavam reunidos no Salão Negro, onde foram recepcionados pela equipe de visitação do Senado. Sentados ao lado dos pais, eles montaram maquetes do prédio do Congresso, fizeram desenhos e tiraram fotos.

Para o servidor Daniel Viero, do Núcleo de Qualidade e Padronização de Processos e Produtos de Software, no Prodasen, trazer os filhos Álvaro e Henrique, de 5 e 7 anos, e a esposa Karla Viero ao Senado foi gratificante. Vindo de Porto Alegre, ele ressalta que os garotos sempre tiveram vontade de conhecer o local onde o pai passa tanto tempo.

— É muito bom poder trazê-los aqui. Desde que falei sobre o evento, eles ficaram ansiosos — afirmou.

A afirmação do servidor foi apoiada por Karla.

— Eles estavam bem entusiasmos; falavam disso a toda hora — disse ela.

Depois do momento de descontração com os pais, Álvaro e Henrique, juntamente com aproximadamente 60 crianças, iniciaram a visita às dependências do Congresso. Para facilitar a organização da visita, os participantes foram divididos em três grupos.

História

Ali mesmo no Salão Negro, o primeiro grupo “conheceu” o ex-presidente do país Juscelino Kubitschek, interpretado por um servidor da Casa. Durante cinco minutos de apresentação, JK falou sobre a trajetória que o levou à Presidência da República, relembrou os feitos de seu governo e relembrou o slogan “cinco anos em cinco”, que marcou sua vida política. Atento, o público mirim não economizou nas perguntas.

Bianca Oliveira, de 8 anos, quis saber detalhes do mandato de Juscelino. A garota, neta de uma servidora, também ficou impressionada com a aparência jovial do ex-presidente e questionou: “Você nem tem rugas”. Usando o bom humor, o servidor atribuiu a fisionomia jovem ao "excesso de cirurgias plásticas".

Quem também aprovou a experiência foi João Nicolas Soares, 10 anos, filho de Cícera Soares, funcionária da limpeza. O menino, que já conhecia o local onde a mãe trabalha, confirmou que essa visita foi a mais divertida de todas.

— Das outras vezes, não teve brincadeira e não conheci o Senado todo. Agora, além disso, ainda vai ter lanche — disse João.

Na sequência, os visitantes passaram pelo Plenário e pelo Museu do Senado, onde atores representavam personagens históricos, como a Princesa Isabel e o senador Ruy Barbosa. Ao final do passeio, foi oferecido um lanche.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: