Comissão vai debater papel da inteligência na segurança das Olimpíadas de 2016

Da Redação | 09/10/2015, 15h34

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) vai promover uma audiência pública na terça-feira (13), às 14h30, para debater o papel da inteligência na segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, a serem realizados no Rio de Janeiro. O encontro também vai permitir uma análise da atuação da inteligência nos grandes eventos realizados no Brasil nos últimos anos, como os Jogos Mundiais Militares, a Copa das Confederações, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa do Mundo de Futebol.

Para o debate, estão convidados o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o diretor de Inteligência da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, William Marcel Murad. Também fazem parte da lista de convidados o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza, e o subchefe de Inteligência Operacional do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general de divisão Álvaro Gonçalves Wanderley. O coordenador-geral de Contrainteligência do Ministério da Justiça, Rômulo Fisch de Berrêdo Menezes, completa a lista.

O requerimento para a realização da audiência é de autoria da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) e do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), presidente e vice-presidente da comissão, respectivamente. Composta por seis deputados e seis senadores, a comissão tem como objetivo a fiscalização e o controle externo das atividades de inteligência e contrainteligência desenvolvidas no Brasil e no exterior por órgãos do governo federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)