Representantes de vários órgãos selecionaram redações de concurso do Senado

Da Redação | 08/10/2015, 19h09

Os três estudantes vencedores do concurso de redação do Projeto Jovem Senador foram selecionados na tarde de quarta-feira (7) por uma comissão formada por representantes do Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Senado, num total de sete profissionais. A equipe avaliou 27 redações, uma de cada unidade da Federação, selecionadas na última segunda por uma equipe que contou também com representantes da Marinha, Exército, Aeronáutica, Câmara dos Deputados, Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis) e Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). Esta comissão analisou 81 textos, selecionados pelas Secretarias de Estado da Educação de todo o país.

Sueli Mello, do Ministério da Educação, que já foi membro da comissão em outras edições, disse ter se surpreendido com o aumento da qualidade dos textos. Para ela, houve dessa vez uma maior seriedade na busca por informações para o tema, que foi “Participação política: no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.

— Identificamos nos textos muitas alusões a movimentos sociais. Então o prêmio desenvolve questões voltadas à participação responsável na sociedade. A cidadania é um dos objetivos da educação — disse Sueli.

A promoção do engajamento dos jovens na política também foi observada por Fábio Sousa, do Consed, como um dos fatores principais do concurso.

— A prática de escrever advém da prática de ler. A gente está incentivando esse jovem a ler e a pesquisar sobre o assunto. Quando o estudante começa a escrever sobre um assunto polêmico como a política, acaba querendo se engajar na causa, podendo, assim, modificar a realidade da sua cidade — afirmou Fábio Sousa.

Rogério Viana, servidor da Secretaria-Geral da Mesa do Senado, ressaltou a importância de fazer parte do júri e ter a oportunidade de ler as redações premiadas e escolher as três melhores.

— Foi um processo extremamente democrático. Fiquei muito impressionado com a organização do evento e com a certeza de que, de fato, fizemos um bom trabalho e que as redações escolhidas realmente mereceram a premiação — disse ele.

O número de estudantes — 84.769 — que participaram do concurso de redação este ano aumentou 16%. No ano passado, foram 72.958.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: