Jorge Viana anuncia vencedores do Programa Jovem Senador 2015

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/10/2015, 15h27

O senador Jorge Viana (PT-AC) anunciou nesta quinta-feira (8), em Plenário, o resultado da edição deste ano do Programa Jovem Senador, que premia a melhor redação de estudantes de cada estado, matriculados em escolas públicas do ensino médio. O tema da redação deste ano foi “Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”, e o concurso contou com 84 mil inscritos.

A primeira colocada foi a estudante Mariana Souto Pimenta, da escola estadual Dulce Ferreira de Souza, de Passos (MG), que escreveu uma redação com o título "Democracia Científica".

A segunda posição ficou com a estudante Eduarda Moura Pinheiro, da escola estadual de Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul (AC), autora da redação “Superar a indiferença para fazer a diferença”.

A terceira colocada foi a estudante Maria Clara Prado Bezerra Nogueira, do colégio estadual Atheneu Sergipense, de Aracaju (SE), com a redação “Ordem ou Protesto”.

Viana afirmou que, além das três primeiras colocadas, os estudantes que escreveram a melhor redação de cada estado virão a Brasília, entre os dias 16 e 20 de novembro, quando terão a oportunidade de conhecer o processo de elaboração de leis pelo Senado.

Ele acrescentou que os premiados poderão também sugerir proposições que, se acolhidas pela Comissão de Direitos Humanos, tramitarão normalmente na Casa, como ocorreu em edições anteriores do programa.

— Duas delas já foram aprovadas neste Plenário e enviadas à Câmara dos Deputados. São os Projetos de Lei do Senado 467/2012, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para promover plano de recuperação de alunos de baixo rendimento, e o Projeto de Lei do Senado 185/2012, que trata da qualificação dos professores — ressaltou.

O senador Jorge Viana lembrou que as escolas nas quais estão matriculadas as estudantes que ficaram nas primeiras colocações também serão premiadas.

Para mais informações sobre o programa Jovem Senador, basta acessar o link www.senado.leg.br/jovemsenador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Jorge Viana