Hélio José registra realização de debate sobre energia solar

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/10/2015, 18h33

O senador Hélio José (PSD-DF) registrou a realização de debate, nesta quinta-feira (7), em Brasília, sobre as ações necessárias para desenvolver e ampliar o uso da energia solar fotovoltaica no Brasil. O evento foi promovido  pela Frente Parlamentar Mista da Infraestrutura Nacional, a (Frenteinfra).

Hélio José destacou a importância do seminário para o acesso a informações necessárias à discussão sobre essa vertente energética e sobre o que fazer para a energia solar fotovoltaica entrar definitivamente na realidade brasileira. Para que isso se torne realidade, segundo o senador, algumas questões são prioritárias, como a cadeia do silício, a fabricação de módulos fotovoltaicos, a carga tributária e as opções competitivas de financiamento, assim como a pesquisa e a inovação.

- Ainda temos vários bolsões de falta de energia e a energia solar fotovoltaica vai ser a redenção. A dificuldade, contudo, está justamente em como aumentar a nossa competitividade. Por isso, vislumbro no mínimo duas linhas básicas que precisamos defender: reduzir os custos internos e promover a qualificação profissional, para termos profissionais preparados para colocar essa tecnologia ao alcance do povo brasileiro - afirmou o senador.

Hélio José explicou que, do seminário, sairá a “Carta Solar” da Frenteinfra, que consolidará as discussões e servirá de inspiração para ações no Congresso Nacional relacionadas à energia solar.

- O sol está do nosso lado. Do México à Argentina, somos um continente ensolarado e precisamos utilizar bem esse recurso - afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Hélio José