Donizeti Nogueira critica decisão do TCU e acusa oposição de golpismo

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/10/2015, 18h10

O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) afirmou nesta quinta-feira (8) que o parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) de recomendar a reprovação das contas de 2014 do governo Dilma Rousseff não passa de "mais uma tentativa sórdida para cassar o mandato da presidente legitimamente eleita". Ele disse que o julgamento da quarta feira no TCU foi político e montado para convencer a opinião pública de que realmente houve sérias irregularidades.

Ao citar trechos da Constituição que definem o papel do Tribunal de Contas da União, Donizeti Nogueira informou que uma das funções do órgão de controle externo é julgar as contas das entidades mantidas pelo poder público federal “e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade que resulte prejuízo ao erário público”. Para o senador, as ações da presidente Dilma Rousseff não causaram perdas ao Tesouro.

Além disso, Donizeti Nogueira questionou a legitimidade dos que atacam a presidente da República e defendem o impeachment, mas são coniventes com denúncias de corrupção contra o presidente da Câmara.

— O PSDB, que tem alardeado aqui o combate à corrupção, desapareceu quando se trata do Eduardo Cunha. Mas não vamos falar só do Eduardo Cunha. Vamos falar do ministro do TCU também [Augusto Nardes]. Está nas manchetes dos jornais há alguns dias como tendo recebido da Operação Zelotes R$ 1,6 milhões. Cadê aqueles que vêm aqui bater na presidente Dilma? — declarou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)