Lasier Martins critica o presidencialismo de coalizão

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/10/2015, 15h59

O país precisa repensar o atual sistema político de presidencialismo de coalizão. Foi o que propôs o senador Lasier Martins (PDT-RS), nesta quarta-feira (7), ao fazer uma análise da atual conjuntura. Para ele, a República vem sendo abalada por sucessivos erros, além dos incontáveis casos de corrupção.

O senador avalia que o modelo político brasileiro é um dos responsáveis pelos escândalos e sugeriu que a Comissão da Reforma Política do Senado discuta o tema.

Ele explicou que a expressão "presidencialismo de coalizão" foi criada há mais de 25 anos pelo cientista político Sérgio Abranches e designa a necessidade de o presidente da República ter de se aliar a diversos partidos para formar maioria parlamentar.

— Uma administração que agora começa a adotar a intimidação como arma, como já houve o fisiologismo como instrumento e, durante os últimos anos, a corrupção como método. O primeiro capítulo é bem conhecido. Veio pelas mãos do presidente Lula: o mensalão, gestado e orquestrado sob suas barbas em sua Casa Civil.

O representante do PDT quer que o Congresso Nacional continue alerta para denunciar e cobrar a apuração de falsidades e corrupções. Lasier também questionou até quando a presidente Dilma Rousseff abusará da paciência do povo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Lasier Martins