Governo tenta interferir no TCU para evitar julgamento de suas contas, diz Alvaro Dias

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/10/2015, 15h52

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) protestou nesta terça-feira (7) em Plenário contra a tentativa de ingerência política do governo sobre o Tribunal de Contas da União (TCU). Em sua opinião, o Executivo se antecipa a uma decisão desfavorável à presidente da República, Dilma Rousseff, recorrendo ao Supremo Tribunal Federal para buscar impedir o julgamento das contas de 2014 do governo.

— E o Tribunal de Contas, que tem a responsabilidade de auditar as contas públicas, de estabelecer fiscalização e, portanto, de trabalhar contra a prática de improbidade administrativa, de corrupção, de desvios nocivos ao interesse público, o Tribunal de Contas não pode ser desvalorizado desta forma pela autoridade máxima no país.

Alvaro Dias avalia que os governos do PT manobram para desqualificar o TCU. Ele lembrou a postura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teria “atropelado” o Tribunal de Contas e o Congresso quando continuou a repassar recursos para ampliação da Refinaria Getúlio Vargas, no Paraná, apesar da constatação de desvio de verbas.

— [O governo] afronta a uma instituição essencial num país que sofre com escândalos reiterados — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)