Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo homenageia Valadares

Da Redação | 07/10/2015, 10h15

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) foi homenageado nesta quarta-feira (7) pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), com a inserção de seu retrato na galeria de ex-presidentes do colegiado. A homenagem foi comandada pelo atual presidente da CDR, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).

— Espero fazer um pouco do que vossa excelência fez à frente da comissão — disse Davi, que assumiu o cargo no início do ano.

Valadares presidiu a comissão no biênio 2013/2014. No período, a CDR votou 160 proposições, que incluem 45 projetos de lei do Senado e 3 projetos de lei da Câmara. Também foram aprovados requerimentos, ofícios e emendas ao Orçamento.

Entre as proposições aprovadas, estão o Projeto de Lei do Senado (PLS) 122/2009 - Complementar, que autoriza o Poder Executivo a criar a Região Integrada de Desenvolvimento do Cariri-Araripe (Rica); o PLS 64/2014, que apoia a criação de uma zona de processamento de exportação (ZPE) em Foz do Iguaçu (PR); e o PLS 316/2012, que reduz a exigência de participação mínima de vendas para o exterior na receita bruta das empresas instaladas em ZPEs.

A CDR também promoveu audiências públicas para debater, entre outros temas, o desenvolvimento das regiões, as obras de transposição do Rio São Francisco e a segurança nas fronteiras. O colegiado fez visitas às 12 cidades-sede da Copa do Mundo  de 2014 para acompanhar os preparativos do evento. Também foram organizadas conferências e seminários sobre temas variados.

— Nesse período, discutimos temas e aprovamos matérias que certamente contribuíram e contribuirão para a construção de um país mais justo e democrático — disse Valadares.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)