Simone Tebet relembra encontro do Fórum de Governadores do Brasil Central

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/10/2015, 16h28

A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) citou hoje (6) em Plenário o quarto encontro do Fórum de Governadores do Brasil Central, realizado em Campo Grande, no dia 2 de outubro.

Entre os participantes, estavam seis governadores — dois deles do Norte do país (Tocantins e Rondônia) e quatro do Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal) — que firmaram compromisso pela educação como forma de aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos estados envolvidos.

A reunião também incluiu negociações para a criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, cujo objetivo é unir forças em prol do desenvolvimento dos estados que compõem o grupo.

Simone Tebet disse que essa região se tornou o verdadeiro celeiro do Brasil, com 40% da produção de milho, 60%  de algodão, 45% de soja e 40% do rebanho bovino.

Mas, apesar de todo dinamismo na agricultura e na pecuária, a região enfrenta problemas de infraestrutura, com dificuldades no escoamento da produção, e também na educação, já que a evasão escolar é uma constante, principalmente no ensino médio, disse a senadora.

— Este é um Brasil que o Brasil não conhece. Um Brasil que os técnicos, administradores e gestores que ficam nas suas mesas, no ar condicionado, aqui na Esplanada, não conhecem e, consequentemente, não conhecendo, não têm a noção exata da sua importância — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senadora Simone Tebet