Senado Galeria inaugura exposição sobre o câncer de mama

Rogério Couto | 06/10/2015, 19h39

Foi inaugurada nesta terça-feira (6), no Espaço Galeria do Senado, a exposição Sempre Mulher. A mostra, que faz parte do calendário de atividades da campanha Outubro Rosa contra o Câncer de Mama 2015, retrata 12 mulheres da entidade Recomeçar, que tiveram as mamas removidas, em cirurgias de mastectomização.

Elas são apresentadas em imagens ao lado de breves depoimentos, numa abordagem positiva e de superação da doença.

Na abertura da exposição, as fotografadas estavam presentes ao lado das senadoras Ana Amélia (PP-RS) e Regina Sousa (PT-PI); da deputada federal Érika Kokay (PT-DF); de Ilana Trombka, diretora-geral do Senado, e de Joana Jeker, presidente da Recomeçar.

A senadora Ana Amélia ressaltou a importância da Lei 12.802/2013, relatada por ela, que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer a cirurgia plástica reparadora da mama logo em seguida à retirada do câncer, quando houver condições médicas.

- A campanha vem alertar as mulheres e os homens também, pois elas precisam ser apoiadas nesse momento tão complicado - afirmou.

Regina Sousa ressaltou a importância de se prevenir a doença:

- Sabemos como o câncer é devastador. A gente sabe o significado da mama para uma mulher, e essa doença não destrói somente o corpo, mas também a alma feminina. Nós precisamos reforçar que é possível alcançar a cura e é preciso fazer a prevenção - defendeu.

Joana Jeker destacou a situação do Brasil, onde alguns estados ainda não têm atendimento oncológico e reforçou a importância de sensibilizar todos parlamentares para que cuidem das mulheres.

- Nós queremos com a exposição disseminar informações e quebrar tabus ainda existentes em torno do câncer de mama.

A exposição Sempre Mulher acontece até o fim deste mês.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)