Lasier chama de 'manobra intimidatória' tentativa do governo de afastar Nardes de relatoria do TCU

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/10/2015, 15h48

O senador Lasier Martins (PDT-RS) criticou nesta terça-feira (6) em Plenário a tentativa do governo de tentar afastar o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), da relatoria da análise das contas de 2014 do Executivo.

Lasier Martins acusou o governo de maquiar as contas públicas e de não ter moral para questionar os que estão analisando essas contas. O Executivo alega que o ministro teria antecipado seu voto, mas o senador afirmou que Augusto Nardes apenas fez o que manda o regimento do TCU: distribuiu cópias do relatório às autoridades citadas no regimento.

Para Lasier Martins, a atitude do governo é uma manobra manipulatória para evitar o julgamento das contas de 2014 do governo de Dilma Rousseff.

— Diante dessa manobra intimidatória e protelatória, o TCU deve mostrar que não será refém de qualquer pressão e, com seus competente, auditores e ministros vai analisar, e já está analisando, com isenção e com toda retidão, as contas do governo. Diante de seu parecer, o Parlamento julgará, logo em seguida, se houve ilegalidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)