Para Gleisi Hoffmann, programas do governo reforçam slogan de 'pátria educadora'

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/10/2015, 16h15

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) citou números dos diversos programas dos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff que melhoraram a educação no país. Para a senadora, esses números provam que o Brasil é realmente uma pátria educadora.

Gleise Hoffmann disse que o governo federal dá apoio para que as prefeituras construam creches e pré-escolas. Até agora, segundo a senadora, 2,8 mil já foram entregues.

A senadora disse ainda que, desde 2008, foram comprados 30,5 mil ônibus, 97,6 mil bicicletas e 918 lanchas para os estudantes de regiões onde o transporte hidroviário prevalece. Tudo isso para garantir que os estudantes do país, especialmente os que vivem na zona rural, possam frequentar as aulas, acrescentou ela.

O governo federal, disse a senadora, também destinou R$ 423 milhões para obras de acessibilidade em 40,2 escolas de todo o Brasil, e dá apoio financeiro para que governadores e prefeitos possam adotar a educação em tempo integral em 155 mil escolas, sendo 52 mil na zona rural.

Gleisi Hoffmann destacou os programas de merenda escolar, que beneficiam 42 milhões de estudantes, a criação de novas escolas técnicas federais e universidades federais, além das ações de financiamento estudantil para alunos de baixa renda. O Fies, lembrou a senadora, beneficia 2,6 milhões de estudantes, que terão prazo maior para pagar as mensalidades, com juros baixos.

A senadora ainda chamou a atenção para a capacitação de estudantes universitários e profissionais em instituições de ensino no exterior por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, que já concedeu 101,2 bolsas de estudo.

— Portanto, nós temos, sim, pátria educadora; nós temos compromisso com a educação e não estamos fazendo isso em discurso. Está aqui, em números, para comprovar e provar que esse país avançou, nos últimos 12 anos, mais do que nos 500 anos de história, na área educacionaldisse a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senadora Gleisi Hoffmann