Fernando Bezerra Coelho anuncia audiência sobre obras em projeto de irrigação em PE

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/10/2015, 19h13

O andamento das obras para garantir água no Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina, Pernambuco, será tema de audiência pública nesta quarta-feira (6) na Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC).

O presidente da comissão, senador Fernando Bezerra Coelho, explicou que até o final de novembro será zerado o volume útil da Barragem de Sobradinho, que fornece água  para o projeto de irrigação que contempla mais de 25 mil hectares, gera emprego para mais de 120 mil pessoas e tem produção anual superior a R$ 2bilhões.

Para evitar prejuízos maiores à região, Fernando Bezerra Coelho disse ser necessário concluir logo a colocação de flutuantes na área do volume morto da barragem para captar água para o projeto Nilo Coelho, que é responsável por mais de 90% das exportações de uva de mesa e de manga do país.

- É importante que a gente  possa saber se as obras podem ser aceleradas e se podem estar concluídas até novembro, porque se assim não for e, se confirmada a expectativa do ONS [Operador Nacional do Sistema], não teremos como colocar água no projeto de irrigação. E uma planta, sobretudo a uva, com um dia sem água, já começa a perder a sua produtividade - alertou o senador.

Fernando Bezerra Coelho informou que participarão da audiência representantes do Ministério da Integração Nacional, do Operador Nacional do Sistema , da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, da Agência Nacional de Águas e de produtores do Distrito de Irrigação Nilo Coelho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Fernando Bezerra Coelho