Fátima Bezerra lamenta fechamento de usina de biodiesel no RN

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/10/2015, 18h45

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) protestou em Plenário (6) contra a iniciativa da Petrobras de encerrar as atividades da Usina de Processamento de Biodiesel do Pólo Industrial de Guamaré, no Rio Grande do Norte. Ela relatou que tem procurado agendar um encontro com o presidente da estatal, Aldemir Bendine, para discutir o tema.

A senadora explicou que o fechamento da usina não traz prejuízos apenas para o governo do Rio Grande do Norte, mas para os produtores rurais que investiram no plantio de oleaginosas. No encontro com Aldemir Bendine, Fátima Bezerra quer tratar também dos investimentos da Petrobras no estado.

- O fechamento dessa usina traz efeitos na agricultura do semiárido, em razão dos agricultores que se dedicaram à produção de oleaginosas, como a mamona, o babaçu e o girassol, usadas como matéria-prima do biodiesel.

A senadora petista também relatou que a coordenação da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas lançou o Manifesto ao Povo Brasileiro. No texto, várias entidades da sociedade civil, como OAB, CNBB e CUT, elogiaram a sentença do Supremo Tribunal Federal de considerar inconstitucional a doação de empresas a partidos políticos. A coalizão parabenizou também o Senado por ter sido contrário a esse tipo de financiamento de campanhas, em votação no dia 2 de setembro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senadora Fátima Bezerra