José Pimentel celebra a força das microempresas na economia

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/10/2015, 19h03

O senador José Pimentel (PT-CE) saudou o dia da micro e pequena empresa, comemorado nesta segunda-feira (5), destacando que o segmento já engloba 10,3 milhões de estabelecimentos, muito mais do que em 2006, quando eram apenas 1,3 milhão . Além disso, assinalou o senador, as micro e pequenas empresas geram 52% dos empregos do país com carteira assinada.

Ele destacou o resultado positivo das medidas aprovadas nos últimos anos para fortalecer o segmento, especialmente a adoção do Simples Nacional. O senador ressaltou que esse sistema simplificado de cobrança de impostos estimulou as micro e pequenas empresas e garantiu um aumento significativo na arrecadação de impostos.

De acordo com Pimentel, os R$ 6 bilhões arrecadados em 2007, o primeiro ano do Simples, subiram para R$ 47 bilhões em 2014, apesar da redução de tributos que beneficia o setor. Para o senador, isso comprova que diminuir a carga tributária e, ao mesmo tempo, aumentar o número de pagantes tem como resultado justiça fiscal, aumento da arrecadação e queda na sonegação.

José Pimentel disse que o Congresso Nacional estuda nova atualização para permitir a inclusão no Simples de setores que ainda não podem optar por esse sistema simplificado de pagamento de impostos, como a agronegócio da agricultura familiar. Já aprovada pelos deputados, a proposta agora está sob exame do Senado Federal e  o senador espera que sua aprovação ocorra ainda este ano.

- Aprendemos também que, quando você tem uma crise econômica o setor que responde com mais rapidez é exatamente a micro e a pequena empresa. Aqui queremos dar uma colaboração muito forte para a superação da crise econômica, geração de emprego e acima de tudo a formalização desse conjunto de empreendedores rurais que tem o seus pequenos negócios, têm a sua agroindústria e precisa de um apoio - disse o senador.

José Pimentel também elogiou a campanha que está sendo realizada pelo Sebrae para estimular o brasileiro a comprar nas pequenas e micro empresas perto de onde mora para fortalecer a economia local. Ele lembrou ainda que 5 de outubro marca também os 27 anos da Constituição, que tem um capítulo inteiro voltado para a micro e  a pequena empresa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador José Pimentel