Sandra Braga apoia campanha Outubro Rosa e pede pleno acesso a exames preventivos

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/10/2015, 17h49

Ao saudar a campanha Outubro Rosa, de alerta para a prevenção ao câncer de mama, a senadora Sandra Braga (PMDB-AM) pediu nesta quinta-feira (1º) aos governantes que garantam às mulheres pleno acesso aos exames que permitem o diagnóstico da doença, como a mamografia e a ultrassonografia.

Sandra Braga lembrou que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Para que isso ocorra, ela disse que a mulher precisa conhecer seu corpo, fazendo o autoexame das mamas pelo menos uma vez ao mês. A senadora ainda defendeu campanhas educativas e a realização de exames para que a doença seja identificada cedo.

— Infelizmente, as mulheres pobres da Amazônia e do Brasil não têm acesso aos modernos equipamentos de detecção do câncer de mama, mas é preciso um redobrado esforço do governo, em seus três níveis, para que, apesar da crise e da contenção de gastos públicos, os órgãos de saúde sejam melhor equipados. Só assim poderemos, ao longo do tempo, reduzir a incidência dessa terrível doença, diminuindo também o número crescente de mortes.

Ela observou que a Região Norte tem a menor incidência da doença no Brasil, mas o Amazonas é o estado da região com mais mulheres afetadas. Na Região Norte, a incidência é de 16,62 casos em cada 100 mil mulheres, já no Sudeste, o índice sobe para 64,54 casos. A senadora salientou que o Instituo Nacional do Câncer prevê mais de 57 mil novos casos neste ano no país.

Sandra Braga informou ainda que, segundo a Organização Mundial da Saúde, em todo o mundo ocorrem anualmente 450 mil mortes por causa do câncer de mama e mais de 1,5 milhão de novos casos são diagnosticados.  A doença atinge também homens, mas eles representam apenas 1% dos casos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)