CRE quer informações do Itamaraty sobre avaliação de eleições na Venezuela

Da Redação | 01/10/2015, 18h48

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (1º), pedido de informações para que o Itamaraty esclareça sobre os critérios que vão orientar o trabalho do observador brasileiro já destacado para acompanhar as eleições parlamentares na Venezuela, no dia 6 de dezembro.

A proposta foi apresentada pelo presidente da CRE, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Antes, ele registrou que o governo indicou o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, para integrar a missão formada pela União das Nações Sul-Americanas (Unasul ) para acompanhar as eleições venezuelanas.

- O requerimento é para que possamos saber se o Itamaraty adotou padrões aceitáveis para se julgar se o processo eleitoral é legítimo – justificou.

Aloysio Nunes lembrou que outra missão parlamentar formada por senadores brasileiros deve também seguir para a Venezuela para acompanhar as eleições de 6 de dezembro. E que a decisão já foi combinada e anunciada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e pelo primeiro vice-presidente da Casa, Jorge Viana.

Aloysio Nunes salientou ainda que duas missões de senadores já foram Venezuela, para saber da situação dos adversários do presidente Nicolas Maduro, que se encontram presos. A primeira enfrentou “percalços” e não pode cumprir seus objetivos. A seguinte, disse, foi acolhida de “maneira civilizada”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)