CRA pede esclarecimentos sobre atraso em linha de transmissão de energia no Nordeste

Iara Guimarães Altafin | 01/10/2015, 12h46

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CAR) encaminhará ao Ministério de Minas e Energia pedido de informação sobre atrasos em obras de ampliação do Sistema de Transmissão de Energia Elétrica na Região Nordeste.

O requerimento de informação foi sugerido pela senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) e aprovado nesta quinta-feira (1º). A parlamentar foi relatora de aviso (AVS 13/2015) do Tribunal de Contas da União (TCU) que acompanha conclusão de auditoria realizada na Companhia Hidrelétrica de São Francisco (Chesf).

Entre outras providências, o TCU pede esclarecimentos sobre motivos para novas exigências na obtenção de declarações pedidas dos licitantes. Sugere ainda a realização de estudos preliminares nos terrenos utilizados para linhas de transmissão, para evitar conflitos fundiários e avanço sobre áreas de proteção ambiental.

O TCU também pede informações à Chesf sobre o fato de ter ficado a cargo do mesmo consórcio a avaliação de terras e a negociação com os seus proprietários. Lúcia Vânia quer saber se o ministério atendeu as demandas do TCU.

A sugestão teve o apoio do relator ad hoc da matéria, Waldemir Moka (PMDB-MS).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)