Senado participa da campanha Outubro Rosa

Da Redação | 30/09/2015, 22h05

O Senado aderiu à campanha de conscientização do câncer de mama Outubro Rosa, como forma de chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce no sucesso do tratamento da doença. Até o final de outubro, o prédio do Congresso Nacional será iluminado com a cor rosa, que serve como identidade visual da campanha. Os refletores foram iluminados na noite desta quarta-feira (30), quando senadoras e deputadas saudaram o início da campanha no Distrito Federal e em todo o Brasil.

No lançamento da campanha, estiveram presentes Ilana Trombka, diretora-geral do Senado; Elcione Barbalho (PMDB-PA), procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados; e Carmen Zanotto (PPS-SC), presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer de Mama. A bancada feminina do Congresso atuou de forma unida, com o compromisso de levar a campanha a todos os estados. O evento também contou com a presença das senadoras Ângela Portela (PT-RR), Marta Suplicy (PMDB-SP), Regina Sousa (PT-PI), Rose de Freitas (PMDB-ES), Sandra Braga (PMDB-AM), Simone Tebet (PMDB-MS) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), além do senador Omar Aziz PSD-AM).

A campanha Outubro Rosa conta com cartaz, folder e banners, e é organizada por grupo de trabalho formado por 25 entidades parceiras, que elaboraram calendário de atividades dirigidas à comunidade, especialmente às mulheres, com o alerta em favor da detecção precoce da doença que, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, somente em 2015, deverá atingir 57 mil pessoas no Brasil.

Origem

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da sociedade na iniciativa.

O movimento teve início nos Estados Unidos, onde vários estados mantinham ações isoladas referentes ao câncer de mama em outubro. Com a aprovação do Congresso americano, o mês passou a assinalar as iniciativas adotadas para o combate à doença.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o símbolo da campanha foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O laço rosa foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990, e desde então promovida anualmente na cidade.

Com informações do site do Outubro Rosa

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: