Senado começa a implementar seu plano de gestão sustentável

Da Redação | 18/09/2015, 15h14

O Senado começa a implementar o Plano de Gestão de Logística Sustentável. O objetivo é garantir excelência na gestão ambiental de suas atividades e nos gastos. As medidas abrangem 11 áreas, como compras e contratações, material de consumo, serviços gráficos, arborização, energia elétrica e gestão de resíduos, água e esgoto.

Uma das primeiras medidas será a redução de 90% dos copos descartáveis, que serão substituídos por copos de vidro. Quando terminar o estoque atual, o Senado não deverá mais comprar esse tipo de copo. Haverá uma pequena quantidade de copos de papel que, por serem mais caros, serão usados apenas nas áreas onde houver visitantes.

Segundo a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, o plano deve promover uma mudança cultural na Casa ao comprometer não somente a administração com práticas de sustentabilidade, mas também o servidor.

— O que é essa mudança cultural? É quando o servidor do Senado atua não só como servidor desta organização, mas como cidadão. E ele agrega ao seu fazer diário, às suas rotinas e à suas convicções aqueles conceitos que são discutidos pelo Plano de Gestão Logística Sustentável aqui no Senado Federal — disse.

Ela cita como exemplo a decisão da administração da Casa de não mais comprar copos plásticos descartáveis. A partir do momento em que as pessoas passam a beber água no copo de vidro ou na sua caneca, ou então a trazer sua garrafinha, afirma Ilana, elas passam a ter um comportamento que beneficia o meio ambiente e a sustentabilidade. Ao mesmo tempo, explica, haverá ações de convencimento, informação e educação, que podem ser compartilhadas pelos servidores com sua família e amigos.

— Nesse sentido, o Plano de Gestão de Logística Sustentável é bom para o Senado, mas é bom também para a comunidade — afirmou.

A coordenadora do Núcleo de Ações Ambientais do Senado, Andrea Bakaj, afirma que, entre outras ações, estão previstas a coleta seletiva com lixeiras em ilhas em todas as salas e a criação de um espaço com estrutura adequada para os ciclistas, além da redução do consumo de água e de energia elétrica. Ela ressalta a importância da educação ambiental para o sucesso do plano, que envolverá todas as áreas da Casa, pois os servidores querem ajudar e participar, mas nem sempre têm conhecimento adequado para contribuir.

O Plano de Gestão de Logística Sustentável é uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas e foi desenvolvido conforme o Ato da Diretoria-Geral 4/2013, em consonância com a Política de Responsabilidade Socioambiental da Casa, instituída pelo Ato da Comissão Diretora 4/2013. A sua construção envolveu servidores de várias áreas do Senado, que apresentaram propostas de ações em cada tema.

A elaboração e principalmente a execução do plano estão alinhadas à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente para promover a responsabilidade socioambiental no setor público.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)