Parlamentares querem conhecer observatório de mudanças climáticas no Amazonas

Da Redação | 04/09/2015, 12h06

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) promove reunião na terça-feira (8), a partir das 11h30, para votar requerimento, de autoria da senadora Vanessa Graziottin (PCdoB-AM), que pede a realização de uma diligência, com a participação de três parlamentares da comissão, com a finalidade de conhecer o Observatório de Torre Alta (ATTO, na sigla em inglês). O centro é considerado o maior e mais novo instrumento do mundo para estudos de mudanças climáticas, como ressaltou a parlamentar. Está localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uatumã, a aproximadamente 350 quilômetros de Manaus (AM). A torre tem 325 metros de altura e foi construída durante cerca de sete anos.

“A torre, que já é considerada um marco histórico para o avanço da pesquisa científica sobre mudanças climáticas, traçará com grande precisão o papel do ecossistema amazônico para o equilíbrio atmosférico”, explicou Vanessa Grazziotin.

Encíclica papal

Outro requerimento na pauta, de autoria do senador João Capiberibe (PSB-AP), requer a realização de audiência pública conjunta da CMMC com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) para debater a encíclica papal que trata de mudanças climáticas, aquecimento global, sustentabilidade e outros temas. Na Encíclica Laudato Sì (Louvado Sejas), o Papa Francisco se dirige a todos para sensibilizar pelas terríveis consequências da degradação do meio ambiente, que começa atingindo os mais pobres e mais desprotegidos, afirma Capiberibe.

“O Papa Francisco cita ainda a poluição generalizada, provocando milhares de mortes prematuras. Portanto, é preciso construir urgente um novo modelo de desenvolvimento, um novo modelo de sociedade. O Estado brasileiro foi organizado por poucos para poucos”, disse ainda o senador na justificativa do requerimento.

O senador solicita que sejam convidados o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antonio Herman de Vasconcellos; o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Leonardo Ulrich Steiner; e a ex-senadora Marina Silvia.

A CMMC é presidida pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), o vice-presidente é o deputado Sarney Filho (PV-MA) e o relator é o deputado e ex-senador Sérgio Souza (PMDB-PR).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)