Ferraço quer debater os 25 anos do Mercosul e as dificuldades para integração

Sergio Vieira | 04/09/2015, 13h57

Em 2016, o Mercosul completa 25 anos. Com o objetivo de discutir os desafios e as dificuldades que o bloco tem enfrentado para realizar a integração sul-americana, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) sugeriu à Comissão de Relações Exteriores (CRE) a realização de uma audiência pública. O requerimento deverá ser votado em reunião marcada para quinta-feira (10), a partir das 10h.

O senador reconhece que houve resultados positivos nos âmbitos comercial, com crescimento nos primeiros anos, e político-institucional, com a assinatura do Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático. Ele apontou, no entanto, dificuldades para a concretização dos objetivos originais, especialmente quanto à livre circulação de bens e serviços. Ferraço destacou, sobretudo, as barreiras impostas pela Argentina em prejuízo das exportações brasileiras.

O bloco, como observou o senador, representa hoje apenas 8,6% do intercâmbio total do Brasil, depois de já ter representado quase 16%. Para ele, o protecionismo "ilegal e defensivo" gera uma atitude contrária a nossos interesses.

— O resultado tem sido um crescente isolamento do Brasil e do Mercosul das novas formas de comércio, as cadeias produtivas globais que representam hoje 56% do comércio mundial, e das negociações de acordos de livre comércio bilaterais e de mega-acordos regionais. O Brasil e o Mercosul concluíram negociações com apenas três países: Israel, Egito e Palestina — lembra o senador.

A data da audiência e os convidados serão definidos após aprovação do requerimento.

Etiópia e Sérvia

Estão previstas duas sabatinas na reunião de quinta-feira: a da diplomata Isabel Cristina Heyvaert, indicada para a embaixada brasileira na Sérvia, acumulada com a de Montenegro, e a do diplomata Octávio Henrique Côrtes, que deverá ocupar o cargo de embaixador na Etiópia, cumulativamente com Djibuti e Sudão do Sul.

Serão lidos os relatórios sobre as indicações dos diplomatas Hadil Fontes Vianna, para a embaixada brasileira no Uruguai, Rodrigo do Amaral Souza, para a embaixada nas Filipinas, e Luis Ivaldo Villafane Gomes Santos, para embaixador em Benin e Níger.

A CRE é presidida pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)