Telmário Mota aponta pontos positivos da reforma política

Da Redação | 03/09/2015, 15h53

O senador Telmário Mota (PDT-RR) considerou que o Senado promoveu três avanços importantes ao aprovar o projeto de lei da Câmara (PLC) 75/2015, que trata da reforma política. Ele mencionou a proibição do financiamento de empresas a candidatos; a restrição para a troca de partido no curso do mandato só ocorra no ano anterior ao da eleição seguinte; e a ameaça de perda do mandato por desrespeito ao programa do partido. Depois de votada a redação final, o texto voltará para a Câmara dos Deputados.

Em compensação, Telmário prometeu ir ao Plenário usando uma mordaça, na próxima semana, em protesto contra a proibição de uso carro de som alternativo — montado em bicicleta e até em carro de mão — para realização de campanha nas ruas.

— Tirar qualquer coisa que possa amplificar a voz do candidato é, no mínimo, tornar a política mais elitizada e evitar que um cidadão simples possa ter ascensão na política — avaliou Telmário, em Plenário, nesta quinta-feira (3).

Em aparte, o senador Dário Berger (PMDB-SC) também elogiou a proibição do financiamento de campanha por empresas.

— Hoje, a consciência generalizada é de que a corrupção é resultado da relação do financiador de campanha com seus respectivos representantes — comentou Berger.

Pesca

Por fim, Telmário defendeu mais incentivos à atividade pesqueira no país, com o reforço, inclusive, de recursos do pré-sal. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) também endossou a iniciativa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)