Para Jucá, aprovação da reforma política é histórica

Da Redação | 03/09/2015, 19h35

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) classificou como histórica a aprovação do projeto de reforma política (PLC 75/2015), ocorrida na noite dessa quarta-feira (2). Jucá, relator da matéria, disse que já revisou o texto e que a redação final será votada na próxima terça-feira (8), data em que o projeto será enviado para a Câmara dos Deputados. Ele lembrou que o texto final precisa ser sancionado até o dia 2 de outubro, para valer já na eleição do ano que vem.

Redução do tempo e das despesas de campanha e fim do domicílio eleitoral estão entre as medidas aprovadas pelo Senado. Outras questões que merecem destaque, segundo Jucá, são a forma simplificada de prestação de contas e o fim da vedação à pré-campanha — o que libera a manifestação política na internet, por exemplo. Para o relator, as alterações propostas pela reforma política são muito importantes para o amadurecimento da democracia.

— Aprovamos medidas que geram mais transparência e menos gastos e promovem mais igualdade. O projeto aprovado fortalece a representatividade e atende aos anseios da população — afirmou Jucá em entrevista coletiva nesta quinta-feira (3).

Jucá também destacou a proibição de financiamento de empresas para campanhas políticas. Segundo o senador, a decisão mostra “uma posição muito forte” do Senado, que vai na direção do anseio popular e do que pensa o Supremo Tribunal Federal (STF). Em julgamento que está suspenso no momento, seis ministros do Supremo já se manifestaram a favor do fim desse tipo de financiamento. Na visão do senador, a relação entre empresa e candidato deixa de existir, “o que é muito importante, porque dá mais igualdade na disputa e diminui os custos de campanha”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Reforma Política Senador Romero Jucá