Para Caiado, reforma política ainda é ‘pouco significativa’

Iara Guimarães Altafin | 03/09/2015, 16h05

Poucas propostas da reforma política contidas no PLC 75/2015, aprovadas quarta-feira (2) pelo Senado, são passíveis de aplicação prática, na opinião do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), pois tramitam como projeto de lei, quando deveriam tramitar como proposta de emenda à Constituição (PEC).

— O que fizemos ontem [quarta-feira] foram apenas algumas mudanças pouco significativas, de incursões sobre período de rádio e televisão, cancelamento do uso de cartazes, ações menores, mas nada de substantivo que venha mudar o perfil da eleição de 2016 – frisou.

Na opinião de Ronaldo Caiado, questões polêmicas, como o financiamento de campanha e as regras para a troca de partidos, também aprovadas na quarta-feira, não terão efeito concreto. Isso só ocorrerá, frisou o senador, quando o Senado votar a PEC 113/2015, já aprovada na Câmara dos Deputados e que engloba esses e outros aspectos da reforma política.

— Infelizmente, [essa PEC] está engavetada na Comissão de Constituição e Justiça. Não tivemos ainda encaminhamento do presidente da comissão para indicação de relator e para o andamento dessa emenda constitucional — disse ele.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: