Comissão de Agricultura debaterá sistema de inspeção dos produtos de origem animal

Da Redação | 03/09/2015, 15h48

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbipoa) será debatido, nesta sexta-feira (4), no auditório do Parque de Exposições Assis Brasil, no município de Esteio, no Rio Grande do Sul. A audiência pública, requerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), é promovida pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a segurança alimentar.

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, é uma das convidadas para o debate. Também devem participar Ernani Polo, secretário da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul; Rodrigo Marques Lorenzoni, do Conselho Regional de Medicina Veterinária; Melvis Barrios Junior, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS); Francisco Saraiva Júnior, da União Nacional dos Fiscais Agropecuários; e representantes de federações e associações de produtores e trabalhadores na agricultura.

A discussão faz parte do Ciclo de Palestras e Debates da CRA, durante o biênio 2015-2016, para subsidiar os trabalhos da comissão com depoimentos, análises e informações acerca do panorama da agropecuária brasileira. Os principais focos são a  sustentabilidade do meio rural, logística de transporte, sistema de armazenamento, comercialização, proteção do meio ambiente, segurança alimentar, sistema tributário e reforma agrária.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)