Lídice aponta os efeitos negativos do sistema aduaneiro do cacau

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/09/2015, 18h32

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) repercutiu a preocupação dos produtores de cacau da Bahia com as consequências negativas do sistema aduaneiro imposto ao produto. Segundo Lídice, o chamado drawback tem causado prejuízo de meio bilhão de reais por ano por provocar um deságio na venda do cacau.

Essa cultura tem muita importância para o estado da Bahia. O Brasil é o quinto maior produtor de cacau do mundo e o terceiro maior consumidor de chocolate também do mundo. Não podemos continuar tendo esse tipo de prejuízo — disse a senadora.

Lídice relatou reunião em Itabuna (BA), na última segunda-feira, para discutir o problema com produtores e representantes do governo federal e da Bahia. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, segundo a senadora, assumiu o compromisso de criar um grupo de trabalho para tratar do drawback do cacau.

— Nós vemos isso com alegria, com esperança. Sabemos que é uma luta que se inicia, mas é indispensável para os produtores de cacau da Bahia que voltemos a ter esperança numa pauta nova que sensibilize o governo federal, para garantir um atendimento diferenciado aos produtores de cacau do nosso estado — ressaltou a senadora, que registrou a sensibilidade dos ministros Armando Monteiro e Kátia Abreu, da Agricultura, diante do tema.

Conforme a senadora, há no país seis estados produtores de cacau, envolvendo seis milhões de pessoas de 270 municípios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Agricultura Senadora Lídice da Mata