Medeiros critica Janot por arquivar pedido para investigar campanha de Dilma

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/09/2015, 17h34

O senador José Medeiros (PPS-MT) criticou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por ter arquivado o pedido de investigação sobre a campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff nas eleições do ano passado. Para o senador, Janot deu um "drible no país" ao fazer um julgamento político do pedido de investigação da campanha que reelegeu a presidente.

Precisamos dar respaldo e lastro para o Ministério Público ter total independência? Precisamos e demos. Agora, não se pode admitir que um julgamento de um tribunal como o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] seja desdenhado e descredibilizado por uma opinião. Porque aquilo ali não foi um parecer técnico, aquilo ali foi uma opinião — disse.

Segundo José Medeiros, não cabe ao procurador-geral fazer um julgamento político. O próprio Janot, lembrou o senador, afirmou que ele não se arriscava "a surfar nas ondas da política" e que o Ministério Público fazia um julgamento técnico.

— Por muito menos do que aconteceu nessa campanha presidencial, prefeitos são cassados todos os dias. Estão abarrotados o TSE e os TREs [Tribunais Regionais Eleitorais] de todo o país com procedimentos de cassação de mandatos. Ou nós cobramos a efetiva aplicação da lei para todos, ou então mudamos a lei, já que não está funcionando — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)