Dilma tem cada vez menos condições de conduzir o país, diz Tasso Jereissati

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/09/2015, 20h14

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou nesta terça-feira (1º), em Plenário, que a presidente Dilma Rousseff apresenta cada vez menos condições de conduzir o Brasil. Em sua avaliação, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tem sido gradativamente “desmoralizado” pelo governo, num processo que aumenta a desconfiança do mercado e agrava a crise de "uma presidente impopular e sem respaldo parlamentar".

Vemos isso com uma clareza impressionante. Não é possível que o governo, enfraquecido, impopular, com as contas em pandarecos, faça um processo de deterioração do seu próprio governo, ao tirar a autoridade do ministro da Fazenda. Acho que todos os que estão aqui estão sendo testemunhas, assim como a imprensa, assim como o mercado, assim como a população brasileira, do processo de desautorização do ministro da Fazenda. Isso é gravíssimo — disse.

Tasso Jereissati também criticou o projeto de Orçamento da União para 2016, entregue nessa segunda-feira (31) ao Congresso Nacional. A proposta, disse, é resultado de situação que definiu como “desgoverno”.

— No entanto, o que se fez aqui? A presidente da República manda para o Congresso brasileiro um Orçamento em que ela diz: “Não sei o que fazer. Desisti de tomar alguma iniciativa. O problema é de vocês, do Congresso brasileiro. Vocês é que governem” — afirmou.

Para o senador cearense, Dilma Rousseff quer “continuar sentada na cadeira”, mas o Brasil "não suporta mais essa falta de articulação e iniciativa". Ele considera que mais dois ou três meses de “desgoverno” levarão o país ao caos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)