CPI do Futebol aprova pedido de informações sobre contrato da GM com a Federação Paulista

Tércio Ribas Torres | 01/09/2015, 15h55

Em reunião na tarde desta terça-feira (1º), a CPI do Futebol aprovou o requerimento que pede a cópia na íntegra do contrato de patrocínio entre a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a General Motors do Brasil. A autoria do requerimento é do senador Romário (PSB-RJ), presidente da comissão.

No requerimento, Romário lembra que Confederação Brasileira do Futebol (CBF) era patrocinada pela Volkswagen até o ano passado. Quando Marco Polo Del Nero deixou a presidência da Federação Paulista e assumiu a CBF, a General Motors também passou a patrocinar a entidade máxima do futebol brasileiro.

Para o senador, a coincidência entre a ascensão de Del Nero e o fato de a General Motors passar a ser a mesma parceira da FPF e da CBF é um dado no mínimo “curioso”, e que, “neste momento de ampla investigação de denúncias de irregularidades”, não pode deixar de ser apurado.

Outro requerimento aprovado pede a relação de contratos da Federação Paulista com entidades privadas firmados entre os anos de 2005 e 2015. Romário voltou a negar que tenha algo pessoal contra o ex-presidente da FPF e atual presidente da CBF e disse que procura atuar com isenção.

— Eu não tenho nada pessoal contra ninguém. A minha obrigação aqui é fazer com que CPI ande e colabore para a melhora do futebol — declarou o senador.

Estados

Outro requerimento aprovado pede a cessão de um auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU) para auxiliar nos trabalhos de investigação da CPI. A comissão também aprovou uma série de requerimentos destinados aos procuradores-gerais de Justiça de todos os estados e do Distrito Federal, pedindo informações sobre eventuais processos relacionados às federações de futebol de cada estado.

— Todos os documentos serão avaliados, com o objetivo de levar essa CPI até o final e fazer com que ela dê resultado. O foco da CPI é moralizar o futebol — afirmou Romário.

Direito Esportivo

A CPI ainda decidiu convidar o diretor do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, Leonardo Andreotti Paulo de Oliveira, para comparecer à CPI com o objetivo de falar sobre o aperfeiçoamento da Justiça Desportiva brasileira. O senador Gladson Cameli (PP-AC), autor do requerimento, destacou o vasto conhecimento “sobre Justiça Desportiva em âmbito nacional e internacional do senhor Leonardo” — doutorando em Direito e coordenador da Pós-Graduação em Direito Desportivo da Escola Superior de Advocacia, em São Paulo (SP).

Segundo Cameli, a explanação sobre direito comparado e a experiência do convidado “em muito poderá contribuir com os trabalhos de investigação da CPI, podendo, ainda, fornecer subsídios para o aprimoramento da legislação brasileira”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)