Alvaro Dias questiona critérios para calcular taxa de desemprego no país

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/09/2015, 18h37

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que os critérios usados pelo governo para calcular o índice de desemprego no pais são tendenciosos, fantasiosos e mascaram a realidade do país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disse o senador, o país tem 92 milhões de empregados, pouco mais de 8 milhões de desempregados e 63 milhões de pessoas "fora da força de trabalho".

— Nós queremos mostrar que há uma ilusão em relação ao desemprego no Brasil. Os números oficiais apresentados pelo governo se constituem em farsa. Nós temos os números do IBGE, que, comparados com os do Dieese [Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicas], já apresentam uma distorção de 4,9%.

Segundo Alvaro Dias, o IBGE classifica como ocupadas ou empregadas as pessoas que, na semana de referência, trabalharam pelo menos uma hora em atividade remunerada ou sem remuneração direta, além daquelas que tinham trabalhado ou trabalho remunerado, mas estavam temporariamente afastadas na semana da pesquisa.

— São critérios que não retratam a realidade do dia a dia. Não é uma metodologia consistente — avaliou.

Para Alvaro Dias, o país tem 71 milhões de desempregados, ou seja, 55% da população com trabalho e 45% sem.

— Um cenário dramático, que se alarga agora, em razão do aprofundamento desta crise, que faz ainda mais trágica a situação social que envolve milhões de brasileiros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)