Vanessa destaca importância da sabatina de Janot para a democracia

Da Redação e Da Rádio Senado | 27/08/2015, 17h33

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou a importância, para a democracia brasileira, da sabatina do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, realizada nessa quarta-feira (26). Foi a oportunidade, disse, de os senadores fazerem e ouvirem indagações e ouvir os posicionamentos de Janot, que teve o nome aprovado pelo Senado para ocupar por mais dois anos o cargo de chefe do Ministério Público Federal.

— Eu também tive a oportunidade, como muitos dos meus colegas parlamentares, de fazer alguns questionamentos ao dr. Rodrigo Janot. Mas tive, principalmente, a oportunidade de, em um momento tão importante para o procurador, fazer algumas observações acerca, principalmente, da postura do Ministério Público Federal, observações que têm sido tema constante de minhas intervenções e posicionamentos da tribuna desta Casa — disse.

Vanessa destacou o que chamou de “desprendimento” dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, que sempre indicaram para o cargo o primeiro nome da lista apresentada pelos integrantes do Ministério Público.

— Em 2001, quando era presidente Fernando Henrique Cardoso, ele também recebeu uma lista tríplice, mas preferiu indicar alguém que nem sequer constou da lista, que foi o procurador Geraldo Brindeiro — afirmou.

A senadora também cobrou uma atitude do Ministério Público sobre a ação de inconstitucionalidade do financiamento empresarial de campanhas, que se encontra, segundo ela, obstruída no Supremo Tribunal Federal (STF) há mais de um ano.

— Os ministros que já votaram disseram: não estamos a fazer a reforma, estamos apenas analisando a lei brasileira à luz da Constituição, e o financiamento eleitoral de campanha por empresa é inconstitucional. Eu acho que é isso que a sociedade espera da gente — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)