Rose de Freitas afirma que crise econômica só será superada com diálogo e concertação nacional

Da Redação e Da Rádio Senado | 27/08/2015, 16h09

A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) defendeu nesta quinta-feira (27) o diálogo entre os diversos setores para que o país tenha condições de enfrentar a crise econômica. Ela ainda pediu que o governo reconheça os erros cometidos, faça os ajustes necessários nos gastos públicos e informe ao país as medidas que pretende adotar.

- As soluções só virão se nós produzirmos um acordo sistematizado entre Poder Executivo e Poder Legislativo, acompanhado de todos os outros poderes que podem colocar o peão no chão e entender o que que é que está passando no Brasil. Esse cenário precisa de acordos e ajustes econômicos firmes. Precisa de uma concertação política, que é apartidária - avaliou.

Cortes no Orçamento

Rose de Freitas ainda afirmou que o Congresso Nacional precisa votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2016. Além disso, ela lembrou também que está na pauta a proposta que altera a LDO de 2015 para estabelecer um superávit primário correspondente a 0,15% do produto interno bruto e um corte adicional no Orçamento de R$ 8 bilhões, que, somados aos valores já contingenciados, representa um corte de R$ 79 bilhões.

A senadora disse que o superávit primário é um indicador da saúde das contas do governo e do equilíbrio entre o que é arrecadado e o quanto se gasta com educação, saúde e funcionalismo público.

Esse indicador, acrescentou Rose de Freitas, é acompanhado pelo mercado financeiro internacional para avaliar se o Brasil mantém em ordem contas públicas. Como a arrecadação caiu muito abaixo do que era previsto, ela afirmou que uma nova meta do superávit e o novo corte no Orçamento podem levar o país a elevar o superávit previsto e cumprir o ajuste fiscal.

 

 

 

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)